O que é a vasectomia? É melhor que a laqueadura?
A vasectomia é um método seguro e permanente de contracepção, ou seja, de prevenção de gravidez. Ele é mais barato e de mais simples realização que a laqueadura tubária, por poder ser feito com anestesia local recebendo alta no mesmo dia.
O espermatozóide é produzido nos testículos e transportado para o epidídimo onde matura e fica apto a fertilizar. No momento da ejaculação o espermatozóide e o fluido seminal são transportados pelo canal deferente e saem pelo pênis. O deferente ;e justamente o que buscamos para realizar a vasectomia
O deferente é cortado, cauterizado e amarrado, fazendo com que o espermatozóide produzido não saia na ejaculação. A taxa de sucesso é de mais de 99%.
Quanto tempo após vasectomia necessito abster-me de relações sexuais? Como saber se teve sucesso?
Para confirmar se a cirurgia foi efetiva é necessário realizar um exame confirmatório de espermograma.
Logo após a vasectomia é necessária a manutenção de de outro método contraceptivo (ou seja, camisinha, pílula..) por um período médio de 60 dias, e é recomendada que haja ao menos 20 ejaculações antes da coleta de um espermograma confirmatório.
Vasectomia dói? Terei algum problema com a ejaculação?
A vasectomia é feita com um anestésico local, o que torna a cirurgia indolor: o único incômodo pode acontecer no momento da administração da anestesia, mas logo a região ficará totalmente dormente e o paciente não sentirá dor durante o procedimento.
O procedimento não interfere na ereção ou no desejo sexual. Como apenas 5% do volume ejaculado vem dos testículos, você não notará diferença no volume após o procedimento.
É possível que haja um pequeno desconforto no testículo pois o volume represado pode desencadear um leve aumento de pressão no local, mas com o tempo os espermatozóides vão sendo reabsorvidos e as células produtoras entram em hibernação
Quem pode fazer a vasectomia?
- Pacientes com idade mínima de 21 anos.
- Entre 18 e 21 anos, quando possui ao menos 2 filhos vivos.
Não é necessário a autorização do cônjuge!
Entre a manifestação do desejo com a confirmação e a realização do termo de consentimento informado, é necessário um período de 60 dias, e pode ser necessário a realização de uma liberação pré anestésica e de outros especialistas solicitados, avaliados durante a consulta com o urologista.
Cuidados após o procedimento
- Evitar esforço por um período de 2 a 5 dias (para atividades mais intensas, até 7 dias)
- Aplicar gelo local para reduzir inchaço e desconforto
- Relações sexuais em uma semana, porém ainda mantendo algum método contraceptivo
- Medicações analgésicas se necessário
- Realizar espermograma com 60 dias do procedimento
E se eu me arrepender? É possível reverter depois?
A reversão da vasectomia é um procedimento possível e pode ser discutido conforme desejo do paciente no futuro, mas é importante saber que a taxa de sucesso da reversão reduz com o tempo desde a vasectomia, em média com 75% de sucesso se feita em até 3 ans e de 30-40% após 9 anos.
Se ficou alguma dúvida, para saber mais ou se tem interesse em realizar a vasectomia, agende uma consulta clicando nos links.

